skip to main | skip to sidebar

O EPITÁFIO


Elder Ferreira

Sobre

"Em uma noite de chuva decidi que queria escrever. No dia de sol que se seguiu dei vida ao blog O Epitáfio."
O Epitáfio surgiu na minha adolescência, lá no fim do ensino fundamental, quando decidi criar um blog para postar as minhas próprias produções literárias. O nome do blog teve inspiração em uma poesia do Álvares de Azevedo chamada "Lembrança de morrer": "Descansem o meu leito solitário/ Na floresta dos homens esquecida,/ À sombra de uma cruz, e escrevam nela:/ Foi poeta - sonhou - e amou na vida".

No início, arriscava-me a fazer poesia e a escrever contos que hoje nem mesmo eu entendo, mas o blog tomou um rumo diferente desde quando comecei a frequentar o clube do livro da minha cidade. Um dos meus amigos, que também frequentava o clube e vez em outra dava uma lida no meu blog, sugeriu que, além das poesias, eu começasse a publicar resenhas de livros. Ele mal havia terminado de falar e eu já tinha acatado a ideia.

O blog tem, como principal objetivo, divulgar literatura, como qualquer outro blog literário, eu imagino, mas com uma diferença: decidi me focar na literatura que a gente não encontra na lista dos mais vendidos. Digo, os livros mais famosos não são ignorados, principalmente os mais clássicos, tanto antigos quanto contemporâneos. O principal foco do blog, porém, é deixar os leitores à parte do que acontece fora da estante dos best sellers.

O tempo que às vezes me sobra, quando unido aos momentos de luz que às vezes me aparece, também me faz escrever sobre intercâmbio, dado que passei quase dois anos estudando nos Estados Unidos, sobre aleatoriedades, onde eu escrevo sobre isso mesmo: aleatoriedades, e, por fim, me faz postar as minhas próprias produções literárias que, quando escritas, tiram um pouco do peso que carrego em mim.