skip to main | skip to sidebar

O EPITÁFIO


Elder Ferreira

The Julian Chapter: A Wonder Story - R. J. Palacio

TítuloThe Julian Chapter: A Wonder Story

FormatoE-book

AutorR. J. Palacio

Editora: Knopf Books for Young Readers 

Ano2014

Número de Páginas84








O livro Extraordinário, lançado em 2013 pela editora Intrínseca e de autoria da escritora norte-americana R. J. Palacio, ganhou uma companhia na última semana: um adendo de 84 páginas intitulado The Julian Chapter: A Wonder Story. Para quem não lembra, Extraordinário conta a história de Auggie e sua tentativa de convencer os outros de que ele é muito mais do que sua aparência diz. Em The Julian Chapter, a autora decidiu trazer à tona o ponto de vista do valentão que perseguia Auggie na escola, Julian, abordando o bullying a partir da perspectiva de quem o pratica.

Na época em que terminei a leitura de Extraordinário, batizei o livro com o título de melhor livro infantil já lido por mim e há pouco tempo atrás, quando descobri que a autora andava trabalhando em uma espécie de sequência da história, não contive a empolgação. Na história do Auggie, uma curiosidade paira sobre Julian visto que quase todos os outros personagens têm voz na narrativa e ele não. Por causa dessa ausência é possível sentir antipatia pelo personagem no primeiro livro, e a ideia da autora de dar voz ao Julian nessa continuação não poderia ser menos bem vinda, pois a partir do seu ponto de vista o leitor pode construir um diferente panorama.

A história de Extraordinário foi inspirada nas próprias experiências da autora que, enquanto tomava sorvete com a família há alguns anos atrás, presenciou o filho de três anos chorar ao dar de encontro com uma menininha com deformidades faciais que estava sentada próxima deles. A autora foi embora da sorveteria com os filhos, mas logo percebeu o quanto ela poderia ter transformado o momento embaraçoso em uma grande lição para ela e para os próprios filhos ao ensiná-los que eles não precisam ter medo daquilo que não conhecem. No mesmo dia ela começou a trabalhar na história de Auggie e agora The Julian Chapter vem para revelar o que seria o outro lado, o lado do próprio filho da autora, que não praticou bullying com a menininha, mas que agiu de forma inesperada.

Não há duvida que histórias de bullying não são sobre apontar alguém como "a criança má", mas sobre entender as relações que estimulam esses atos de violência física ou psicológica. Palacio introduz as pessoas por trás da vida de Julian tentando nos fazer compreender as ações de Julian sem necessariamente transformá-las em atos aceitáveis. Nós erramos muito, como descrito na história, mas isso não nos impede de também acertar. O erro do passado mostra que tomamos uma atitude errada, mas não nos define como pessoas pois há sempre uma nova chance de fazer o certo.

Nós todos temos nossos próprios monstros e histórias e é a partir dessa linha de raciocínio que aprendemos a não apontar os dedos para os outros. Embora curto, o livro trouxe à tona a voz do Julian e de alguma forma essa voz faz com que o leitor seja mais comedido na hora de realizar julgamentos. Nós, sem dúvida , deixaríamos de fazer muitas avaliações baseadas em informações que vemos ou ouvimos se tivéssemos a oportunidade de conhecer a voz do próximo.

No Twitter, perguntei para a editora Intrínseca se eles tinham planos de traduzir The Julian Chapter e publicar o título no Brasil. Para o que não foi minha surpresa, dado o sucesso que Extraordinário teve por aqui, a editora me respondeu avisando que sim, eles irão publicar o e-book em português. Para os que ainda não se arriscam a ler em inglês, resta esperar, mas de antemão aviso que para os que gostaram de Extraordinário, a leitura merece a espera.

6 comentários:

  1. MEU DEUS! Ainda vem outro por aí, dos preceitos do sr. buzanfa to super ansioso e vou ler esse em inglês tava só esperando lançarem. Gostei MUITO de Extraordinário e super concordei com sequências HAHAHAH (torcendo pra que lancem o ebook grátis).

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus mas que ótima notícia! Preciso ler!!

    ResponderExcluir
  3. Mds aguardo super ansioso o próximo livro
    R.J PALACIO estou te amando♥

    ResponderExcluir
  4. Olá Adorei a sua resenha.
    Eu amo EXTRAORDINÁRIO, é um livro favorito da vida ♥
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir