skip to main | skip to sidebar

O EPITÁFIO


Elder Ferreira

Os acordes do Indie Rock

É sempre bom adicionar novos títulos à nossa orbe literária, mas tão como no mundo dos livros, o universo cultural em sua totalidade também precisa ser explorado. É baseado nesse princípio que o post de hoje estaciona na música e viaja pelos acordes do Indie Rock, visitando as novas bandas do cenário internacional e ratificando a qualidade musical de alguns sons mais populares.

O Indie Rock é um gênero musical surgido no Reino Unido e Estados Unidos durante a década de 1980, possuindo raízes em gêneros mais antigos como rock alternativo, pós-punk e new wave. O estilo é dividido em alguns subgêneros como britpop, dance-punk folk, mas o rótulo é apenas formalidade para designar aquela música tradicional criada de forma independente nas "garagens". Mas logo o gênero explodiu e tornou-se amplamente comercializável, saindo das "garagens" para transpor as barreiras continentais e chegar até O Epitáfio.

Selecionei dez músicas do meu iPod de dez artistas diferentes. Foi complicado escolher essas dez músicas, mas foram elas as selecionadas para representar o cenário atual de música independente (ou já nem tão mais independente assim).



Color Theory é o alter-ego do cantor, tecladista e compositor americano Brian Hazard e Song Named After a Girl é a música de entrada do seu álbum The Sound, o oitavo de sua carreira.

"I want to scream your name out 
Just to hear the sound 
But who needs another 
Song named after a girl."



Ellie Goulding chegou a fama em 2010 quando ganhou o Critics Choice Award no BRIT Awards 2010 e no mesmo ano relançou o seu álbum de entrada, Bright Lights. É do álbum relançado que eu tirei a música Lights, pela qual a cantora ficou famosa.

Lights by Ellie Goulding on Grooveshark  
"You show the lights that stop me turn to stone
You shine it when I'm alone."



Florence + The Machine é uma banda britânica de Indie Rock liderada por Florence Welch, a beldade maior do cenário musical. Seus vocais encantam e seduzem com facilidade e suas letras fascinam a quem escuta.


 Cosmic Love by Florence and The Machine on Grooveshark
"Then I heard your heart beating
You were in the darkness too
So I stayed in the darkness with you."


Eu conheci The Fray jogando Song Pop no Facebook. Não deu outra, baixei algumas músicas da banda e gostei do que ouvi. As músicas são recheadas de espiritualidade e Deus, como pode ser constatado em You Found Me.

"Where were you 
When everything was falling apart? 
All my days 
Were spent by the telephone 
It never rang 
and all I needed was a call 
that never came."



Of Monsters and Men é uma banda islandesa de Indie Rock formada em 2010. Eu conheci a banda por acaso enquanto eu acessava a iTunes. Little Talks é música para deixar quem está para baixo um pouco feliz e ela faz parte do álbum My Head Is an Animal.

Little Talks by Of Monsters and Men on Grooveshark
"'Cause though the truth may vary
This ship will carry 
Our bodies safe to shore."




Phoenix é uma banda de rock alternativo de Versailles, França, e Lisztomania é a música de entrada do quarto álbum de estúdio do grupo. É nesse álbum que  a banda começa a utilizar sintetizadores como instrumentos musicais dominantes na sua música.

Lisztomania by Pheonix on Grooveshark
"When it's all over we can barely discuss
For one minute only, not with the fortunate only"



Two Door Cinema Club é uma banda de rock britânica formada em 2007 e Something Good Can Work foi primeiro single lançado pela banda na internet. A música chamou a atenção da gravadora Kitsuné e logo eles lançaram o álbum Tourist History, que ganhou o Choice Music Prize do Ano de 2010.

Something Good Can Work by Two Door Cinema Club on Grooveshark
"Let's make this happen, girl you gonna show the world that
Something good can work and it can work for you.
And you know that it will."



Uh Huh Her é uma banda Indie Electropop formada em 2007. O nome da banda foi inspirado no nome de um álbum da artista PJ Harvey, nomeado Uh Huh Her, e Common Reaction é o álbum de estréia do grupo. Not A Love Song é a música de entrada do álbum.

Not a Love Song by Uh Huh Her on Grooveshark
"I am not singing a love,
Singing a love song
Cause love is a game to you now
Watch just to see how long."




The Vaccines é uma banda inglesa de Indie Rock formada em Londres em 2010. O álbum de estréia da banda, What Did You Expect From The Vaccines?, foi lançado pela Columbia Records em março de 2011. Em setembro desse ano, a banda lançou o segundo álbum intitulado Come of Age, mas a música que está aqui é A Lack Of Understanding, do primeiro álbum do grupo. 

A Lack Of Understanding by The Vaccines on Grooveshark
"It's only been a year
But it feels like a lifetime here."



The XX é uma banda Indie britânica do sudoeste de Londres, Inglaterra. Em 2009 lançaram o álbum XX e Islands é um dos singles do álbum. Esse ano a banda lançou o álbum Coexist que eu ainda não tive tempo para ouvir, mas pretendo fazê-lo em breve. 

Islands by XX on Grooveshark
"I am yours now
So now I don't ever have to leave."


Se você não teve tempo para escutar as músicas do post, eu juntei as 10 em uma pasta intitulada Indie Rock - O Epitáfio e postei no mediafire. Link para download abaixo:

8 comentários:

  1. Phoenix e Two Door Cinema Club são muito amor <333 não conhecia algumas bandas, muito bom o post.

    Abraços

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi :)
    Gostei muito do post, mesmo!
    Atualmente ouço algumas bandas que você citou aí, como: Florence + The Machine e a Ellie Goulding que conheci por um garoto que postou no twitter umas músicas dela e acabei baixando e por fim amando <3 Da mesma forma Florence + The Machine que minha prima me indicou.

    Abraços ;D
    Natalia do blog Entre Livros e Livros
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tantas bandas que eu ADORO aí. Phoenix, The Fray, Florence. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. De todos, só conhecia Florence + The Machine, mas adorei seu post!

    Beijinhos,
    May :*
    {tagarelando.net}

    ResponderExcluir
  5. De todas a única que eu realmente conheço é Florence. Adorei o post, ótima oportunidade pra conhecer novas bandas.

    ResponderExcluir
  6. Meu, eu s´conhecia a Florence mas eu ouvi vários do seu psot e amei todos!
    É muito gostoso de ouvir, né? *o* Nossa, uma delícia *-* meus ouvidos agradeceram, viu ? haha

    ebaaa! já comprei mais tres livros no submarino T.T agora o jeito é esperar a black friday ,né? hahaha
    Um beijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Hey~ Tava passeando por um blog e acabei encontrando o seu, que alias é muito bonito ♥ por isso resolvi te convidar a participar no Blog Destaque lá na minha pagina, oque você acha? Se tiver interesse dá uma passadinha rapida lá no meu blog para saber como aparecer lá ^^ mas se não tiver interesse então desculpa o incomodo, tenha uma Boa Semana!

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu já conhecia o The Fray. Gosto muito também. A primeira música é muito bonitinha :)
    Você escreve muito bem, viu? Gostei muito de suas dicas!

    ResponderExcluir